No dia 25 de outubro, mais uma jornada da Mostra Infantil do Festival Ver e Fazer Filmes, envolveu estudantes e professores de escolas municipais de Cataguases em uma ação educativa movida a cinema, cultura, educação e pipoca.  Para encerrar sua fabulosa viagem ao mundo do cinema, as crianças embarcaram num trenzinho rumo ao Centro Cultural Humberto Mauro, para assistir  e debater mais cinco filmes de ficção e animação.

Após cada exibição, um grupo de crianças sobe ao palco para contar suas impressões sobre o filme, o que achou mais interessante na trama e nos personagens. Longe da timidez que demonstraram nas primeiras sessões, no período de mobilização que antecedeu o festival, quase todas as crianças querem dar suas opiniões, e a disputa para ser debatedor é grande.

Um pequeno intervalo para o lanche e a criançada já está pronta para mais uma etapa de filmes e debates.

 

Por fim, chega o momento de escolher o Melhor Filme da Mostra, entre as 10 obras assistidas. Com as cédulas de votação nas mãos, e muitas lembranças marcantes das histórias desses personagens fictícios que povoaram os filmes assistidos, muitas vezes tão semelhantes aos da vida real, as crianças assinalam aquele que elas mais gostaram.

E o Júri Infantil escolheu o longa-metragem de ficção SOBRE RODAS, do diretor MAURO D’ADDIO (SP), filmado em 2017.

Veja sinopse:

Lucas, 13 anos, passa a depender de uma cadeira de rodas após sofrer um acidente. Laís, 12 anos, ajuda sua mãe na barraca de café da manhã numa parada de caminhões na pequena cidade na qual vivem. A garota adoraria conhecer seu pai, um caminhoneiro que deixou a cidade quando ela ainda era criança e nunca voltou. Laís e Lucas tornam-se amigos na escola e, quando ela descobre o possível paradeiro do pai, os dois partem em uma viagem.​

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>